Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Vitor Vogas

Casagrande dá rebatida em bloco de deputados descontentes com governo

Bloco de dez parlamentares tem obstruído as votações na Assembleia e se posicionado contra o governo. "Luta política pela luta política não fortalece a democracia", critica governador

Publicado em 16 de Maio de 2019 às 00:48

Públicado em 

16 mai 2019 às 00:48
Vitor Vogas

Colunista

Vitor Vogas

O governador Renato Casagrande (PSB) mandou ontem um recado para a bancada informal formada hoje por dez dos 30 deputados estaduais na Assembleia, unidos pela insatisfação com o governo estadual: “luta política” por si mesma não fortalece a democracia.
Autoproclamados “independentes”, os dez deputados têm votado sistematicamente contra o governo na Assembleia. Cobram mais diálogo por parte do Executivo e reclamam do excesso de projetos do governo votados às pressas, em regime de urgência. Mas, numa contraofensiva, têm abarrotado a pauta de requerimentos de urgência apresentados por eles para os próprios projetos, a fim de obstruir a pauta. Como parte da mesma operação, esses deputados insatisfeitos também têm se revezado na tribuna só para gastar o tempo das sessões, de modo que matérias do interesse do governo não cheguem a ser votadas.
“Diálogo podem cobrar sempre. Eu tenho dialogado com todos os parlamentares que me procuram”, retruca Casagrande. “Mas é importante saber qual é a razão da obstrução. Tem um acordo na Assembleia Legislativa, que eu aceitei na conversa com a Mesa Diretora, de que nós não estaríamos pedindo regime de urgência, de qualquer maneira. Teríamos tempo de debate nos projetos. E de fato fomos surpreendidos com diversos pedidos de urgência por parte deles. É um debate buscando o quê? Os projetos que tenho mandado para a Assembleia são todos de interesse efetivo da sociedade, como a criação dos fundos que encaminhamos (o Soberano e o de Infraestrutura) e o Programa de Integridade Estadual. Então é uma pergunta que tem que se fazer e que faço a quem encontro: qual a razão da obstrução e da tentativa de não votar os projetos? Quando tem alguma discordância no mérito, acho natural ter obstrução. Quando não tem discordância no mérito, acho a luta política pela luta política, que acaba não construindo o fortalecimento da democracia.”
Para Casagrande, esse movimento pode evoluir para um bloco de oposição ao governo? Ele responde:
“Se depender do governo, não. O governo do Estado vai sempre lançar pontes, jamais rompê-las. Mas a relação é a relação. Depende das duas pessoas.”
Ele vai procurar os dez “rebeldes”?
“Estou à disposição de todos os parlamentares. O diálogo está aberto permanentemente”, responde o governador.
“Obrigado pelo convite”
Um episódio na sessão da última terça-feira é revelador do clima atual no plenário. O deputado Dary Pagung (da base) anunciou que recebeu o convite do governo para a assinatura das ordens de serviço para implantação e manutenção de sinalização viária em 10 municípios, entre eles Aracruz, reduto do presidente da Assembleia, Erick Musso. Este agradeceu a Dary pelo convite para a ordem de serviço em Aracruz: “Muito obrigado”. Fora da base, Vandinho Leite subiu à tribuna e tripudiou: “Realmente não tá fácil. Fiquei espantado ao saber que o presidente da Assembleia ficou sabendo de uma ordem de serviço do Detran na sua cidade através do deputado Dary”.
Só Dary presente
A cerimônia de assinatura foi realizada na tarde de ontem, no gabinete de Casagrande. Segundo a assessoria do Detran, todos os deputados estaduais foram convidados pelo gabinete do governador. Só Dary Pagung compareceu.
Vale falar sobre tudo
Levando ao extremo a estratégia de ocupar a tribuna só para fazer o tempo passar, Capitão Assumção chegou a criticar banqueiros a pretexto de discursar sobre projeto do colega Carlos Von que visa a dificultar assaltos na “saidinha” dos clientes de agências bancárias. Ambos estão no bloco dos descontentes.
Hércules reeleito no MDB
No MDB, a eleição da nova Executiva de Vitória continua sub judice. A da nova direção estadual já está pegando fogo, com a disputa anunciada previamente entre Lelo Coimbra e Marcelino Fraga. Já em Vila Velha, não há conflito algum. O deputado estadual Hércules Silveira será reeleito presidente municipal da sigla, liderando chapa única, em convenção a ser realizada às 18h de hoje, no plenário da Câmara de Vila Velha.
Damares em Vitória
A assessoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos confirma: na agenda da ministra Damares Alves, está prevista a vinda para Vitória na próxima segunda-feira.
Prioridades invertidas
Libera porte de armas de fogo. Retém a liberação de recursos para bolsas de pesquisa científica. Questão de prioridades.
Vai dar H2O
Nesse ritmo, o governo Bolsonaro vai dar H2O muito rapidamente.
Cena Política
A atmosfera no plenário da Assembleia anda tensa. Na última segunda-feira, conduzindo o início da sessão, o 1º vice-presidente, Marcelo Santos (da base), estava correndo com a pauta, frustrando a estratégia de deputados rebelados de se revezarem em discursos para obstruírem os trabalhos. Um dos cabeças desse movimento, Vandinho Leite reclamou: “Marcelo é grande amigo, mas quero pedir ao presidente Erick Musso para assumir a sessão. Tá difícil hoje. Ele nem tá esperando a gente se pronunciar”. Ouviu de Marcelo esta resposta atravessada: “Vossa Excelência, dormindo em berço esplêndido, não pegou a canja. E aí eu não podia esperar Vossa Excelência se manifestar”.

Vitor Vogas

Jornalista de A Gazeta desde 2008 e colunista de Política desde 2015. Publica diariamente informações e análises sobre os bastidores do poder no Espírito Santo

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Grupo Galpão em "Um Ensaio Sobre a Cegueira", no Sesc Glória, em Vitória, em 20 de junho de 2026
"Ensaio Sobre a Cegueira" do Grupo Galpão inquieta e convoca a seguir
Erika Kunkel, Américo Buaiz e Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil
Museu da Identidade Capixaba é lançado para valorizar a cultura do ES
Procissão de São Pedro em Cachoeiro
Diocese no ES vem a público explicar por que mudou data da festa do padroeiro

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados