Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Chapa única

Armandinho Fontoura vai ser eleito para presidir a Câmara de Vitória

Eleição foi convocada para a próxima segunda-feira (1°)

Publicado em 26 de Julho de 2022 às 18:38

Públicado em 

26 jul 2022 às 18:38
Letícia Gonçalves

Colunista

Letícia Gonçalves

Vereador de Vitória Armandinho Fontoura
Vereador de Vitória Armandinho Fontoura Crédito: Instagram/Armandinho Fontoura
O vereador Armando Fontoura (Podemos), o Armandinho, vai ser eleito, na próxima segunda-feira (1º), para presidir a Câmara de Vitória durante o biênio 2023-2024.
A chapa única, encabeçada pelo parlamentar, foi protocolada nesta terça-feira (26).
Armandinho integra a base aliada ao prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), assim como o atual presidente da Casa, Davi Esmael (PSD).
Davi foi eleito no dia 1º de janeiro de 2021 para comandar o Legislativo municipal e, pelas regras, não pode tentar a reeleição.
O nome preferido dele e de Pazolini para ser o sucessor era o de André Brandino (PSC), mas foi Armandinho quem se viabilizou.
Para ser eleito, ele precisa dos votos de oito dos 15 parlamentares que compõem a Câmara.
Armandinho já tem os apoios necessários.
Ele é vereador de primeiro mandato, foi eleito em 2020. Na Casa, teve a iniciativa de criar a CPI da Cesan, da qual é relator.
Armandinho também já foi servidor comissionado na Câmara, lotado no gabinete de Luiz Emanuel (Cidadania).
Em 2015, ele viralizou ao aparecer em um vídeo batendo o ponto e saindo sem trabalhar, mas disse ter seguido orientações do vereador, para conciliar a faculdade com o trabalho.
Luiz Emanuel era partidário da eleição de André Brandino.
A eleição poderia ocorrer entre os dias 1º e 15 de agosto, regimentalmente. O atual presidente convocou os vereadores, nesta terça, a comparecerem à votação já na segunda-feira, na sessão ordinária que começa às 9h30.
A CHAPA
  • Presidente: Armandinho Fontoura (Podemos)
  • 1º vice-presidente: Duda Brasil (União Brasil)
  • 2º vice-presidente: Aloisio Varejão (PSB)
  • 3º vice-presidente: Dalto Neves (PDT)
  • 1º secretário: Maurício Leite (Cidadania)
  • 2º secretário: Anderson Goggi (PP)
  • 3º secretário: Gilvan da Federal (PL)
"NO PROCESSO DEMOCRÁTICO, ELE VENCEU"
O vereador André Brandino disse à coluna que Armandinho venceu a disputa previamente, "num processo democrático":
"Eu estava com o nome a disposição para montar uma chapa eu sendo o presidente, mas no dia de ontem (terça-feira) tive ciência que o vereador Armandinho já tinha a assinatura de 9 vereadores, sendo que para montar chapa precisa de sete, assim, não tinha mais como montar chapa. No processo democrático da Câmara, ele venceu".
"Fui convidado para compor a chapa protocolada, mas preferi trabalhar os dois últimos anos de mandato com mais folga das tarefas de plenário. Sobre a disputa com Armandinho, foi tudo natural e respeitoso entre mim e ele", complementou.

Letícia Gonçalves

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2006, como estagiária no site Gazeta Online/CBN Vitória. Em 2008, passou a atuar como repórter da rádio. Em 2012, migrou para a editoria de Política de A Gazeta, tambem como repórter. Exerceu a função de editora-adjunta de 2020 ate 2021, quando assumiu a coluna Letícia Goncalves.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Perspectiva do Porto da Imetame em Aracruz
Imetame deve abrir 300 vagas para trabalhar no porto até 2027
Imagem de destaque
CNJ confirma decisão contra desembargadora do ES que atacou colegas no WhatsApp
Cantora, compositora e atriz filipino-americana Olivia Rodrigo se apresentou no festival Lollapalooza 2025, em São Paulo
Olivia Rodrigo anuncia festival musical com atrações somente femininas

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados