Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Colunas
  • Pelo mercado
  • Campanha desenvolvida pela Unimed Vitória e agência MP conquista reconhecimento internacional ao abordar excesso de telas
Alerta

Campanha desenvolvida pela Unimed Vitória e agência MP conquista reconhecimento internacional ao abordar excesso de telas

A peça "Cabisbaixo" foi premiada no Polaris Awards 2026 ao transformar um dos maiores desafios da era digital em reflexão sobre saúde emocional e qualidade de vida

Publicado em 22 de Junho de 2026 às 15:45

Públicado em 

22 jun 2026 às 15:45
Pelo mercado

Colunista

Pelo mercado

MP e Unimed ganham prêmio no Polaris Awards 2026 pela campanha Cabisbaixo
Louis e Mônica Debbané, da MP Publicidade, e Rafael Leão, da Unimed Vitória, estiveram em Londres para receber o prêmio.
/Divulgação

Uma campanha criada no Espírito Santo para provocar uma reflexão sobre o uso excessivo do celular acaba de colocar a comunicação capixaba em evidência no cenário internacional. A ação “Cabisbaixo”, desenvolvida pela Unimed Vitória em parceria com a MP Publicidade, foi reconhecida no Polaris Awards 2026, uma das principais premiações globais de comunicação, realizada em Londres.


A conquista chama atenção não apenas pelo reconhecimento internacional, mas também pelo tema abordado. Em um momento em que o debate sobre saúde mental, dependência digital e qualidade das relações humanas ganha força em todo o mundo, a campanha propõe uma reflexão sobre o comportamento cada vez mais comum de estar conectado às telas e desconectado das pessoas e dos momentos ao redor.

Sem diálogos, o filme retrata situações cotidianas em que a presença física não significa necessariamente conexão emocional. Salas de aula, restaurantes, meios de transporte e ambientes familiares servem de cenário para uma narrativa que convida o público a repensar seus hábitos digitais.


A campanha integra o movimento Mude1Hábito, iniciativa da Unimed Vitória voltada à promoção de escolhas mais saudáveis no dia a dia. Para a cooperativa, o reconhecimento internacional reforça o papel da comunicação como ferramenta de conscientização e incentivo à mudança de comportamento.


“Mais do que comunicar uma marca, campanhas como ‘Cabisbaixo’ têm o papel de estimular reflexões importantes sobre temas que impactam diretamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Vivemos um momento em que o excesso de conexão digital muitas vezes nos afasta das relações humanas, do autocuidado e da atenção ao presente. Poder contribuir para esse debate e ver uma mensagem de promoção da saúde alcançar reconhecimento internacional reforça nossa convicção de que a comunicação também pode ser uma ferramenta de cuidado, educação e transformação social”, afirma Rafael Leão, assessor de comunicação e marketing da Unimed Vitória. 


Já para a MP Publicidade, parceira histórica da marca, a premiação evidencia a capacidade da criatividade produzida no Espírito Santo de competir em igualdade com campanhas de grandes mercados nacionais e internacionais. A agência destaca que o projeto foi construído a partir da combinação entre estratégia, sensibilidade e propósito, transformando uma questão contemporânea em uma mensagem universal.


“Ao longo de mais de duas décadas de parceria com a Unimed Vitória, tivemos a oportunidade de construir campanhas marcantes, sempre guiadas pelo propósito de promover saúde e bem-estar. Receber um reconhecimento internacional com ‘Cabisbaixo’ tem um significado muito especial para todos nós. É a demonstração de que uma ideia nascida no Espírito Santo, construída com sensibilidade, estratégia e propósito, pode dialogar com o mundo inteiro”, ressalta Mônica Debbané, diretora de criação da agência MP Publicidade. 


Mais do que um prêmio, o reconhecimento do Polaris Awards consolida um movimento cada vez mais presente no mercado da comunicação: campanhas que unem criatividade e impacto social. E mostra que ideias desenvolvidas no Espírito Santo podem ultrapassar fronteiras quando conseguem dialogar com desafios compartilhados por pessoas em qualquer lugar do mundo.

Louis, Mônica e Rafael /Divulgação



[Relacionamento]

Banestes e ES Gás transformam benefícios e serviços em experiência para o consumidor


Mais do que visibilidade, grandes eventos têm se consolidado como plataformas de relacionamento entre marcas e consumidores. No Espírito Santo, empresas vêm utilizando ações cada vez mais integradas ao dia a dia do público para transformar produtos e serviços em experiências concretas de consumo.


Em parceria com a Takeat, o Banestes, por exemplo, permitirá que clientes usem pontos do programa de fidelidade para pagar contas nos 40 bares e botecos do Roda de Boteco, enquanto a ES Gás aposta em soluções de GLP para dar mais produtividade às cozinhas.


No caso do Banetes, a funcionalidade “Pagar com Pontos” estará disponível pelo aplicativo do banco e poderá ser utilizada em estabelecimentos correntistas Banestes e participantes do programa.  Os estabelecimentos participantes do programa Pagar com Pontos no Roda de Boteco podem ser conferidos pelos clientes, acessando o Aplicativo do Banestes.


Na prática, a estratégia cria uma conexão direta entre consumidor, banco e estabelecimento comercial. Segundo o Banestes, atualmente existem 1 bilhão de pontos acumulados entre clientes da instituição. Transformar esse saldo em consumo dentro do festival pode representar um estímulo tanto para o público quanto para os bares participantes, que passam a enxergar no relacionamento com o banco também uma oportunidade de atração e fidelização de clientes.


Já a ES Gás aposta em soluções voltadas à produtividade das cozinhas, oferecendo mais segurança e confiabilidade a bares e botecos por meio do gás natural canalizado. Entre as vantagens está o ganho operacional proporcionado pelo alto poder calorífico do gás, que reduz o tempo de aquecimento de fornos e churrasqueiras, gerando economia e mais eficiência no preparo dos alimentos.


As iniciativas refletem uma tendência crescente do mercado: patrocinadores deixam de atuar apenas como financiadores de eventos para assumir um papel mais ativo na jornada do consumidor. Em vez da simples exposição de marca, a estratégia passa a gerar valor prático, fortalecer vínculos com clientes e criar oportunidades de negócios para diferentes segmentos da economia capixaba.


Marcado para acontecer entre os dias 3 de junho e 5 de julho, o Roda de Boteco contará com 40 bares e botecos de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. 

Pelo mercado

Formada pela PUC Campinas, entrou em A Gazeta em 1997 como repórter na editoria de Cidades, onde recebeu dois prêmios. Foi editora-adjunta de Brasil & Mundo; e editora, por 12 anos, da Revista.ag, suplemento dominical do jornal A Gazeta. Possui também MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM). Antes de mudar para o Espírito Santo, atuou no jornal Correio Popular de Campinas (SP).

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Máquinas pesadas: Brasif e japonesa Hitachi montam operação no ES
Imagem de destaque
Inverno: 5 chás para aquecer o corpo e ajudar a aliviar os sintomas da gripe
Pedro Santiago desapareceu em Guarapari no último sábado (20)
Professor mineiro de 34 anos está desaparecido em Guarapari

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados